Terraria Brasil

A maior comunidade Terraria no Brasil!

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

História do Terraria Brasil

AutorMensagem
História do Terraria BrasilResposta:#1

Introdução

Em 2011, aos meus 13 anos, a versão alpha de um jogo vazou na internet. Era um jogo em 2D em que consistia em andar por um mapa gerado aleatoriamente e que continha pequenos inimigos, os chamados "Slimes". Não tinha muita coisa no jogo, você apenas andava por pelo mapa e podia quebrar alguns objetos do ambiente como blocos de terra e pedra, podia quebrar árvores usando um machado e poder matar essas criaturinhas chamadas Slimes usando uma espada. Quanto mais fundo você cavava para debaixo da terra, você encontraria cavernas básicas e alguns minérios como o Copper, Iron e Gold. Essa era a primeira versão de Terraria que se tem notícia. Eis aqui um vídeo dessa versão do jogo. Eu cheguei a baixar essa versão do jogo e dar uma olhada, mas me entediei logo. Quando postaram sobre ele no fórum Minecraft Brasil, do qual eu participava, logo lhe deram o título de "Minecraft 2D". Aquela era uma versão vazada, mas já havia vídeos de versões mais atuais das quais os desenvolvedores estavam trabalhando e até uma data de lançamento do jogo: 16 de Maio de 2011.

O usuário que postou esse tópico no fórum Minecraft Brasil? Um tal de @Hiqui (ou teria sido o DooMage?). No mesmo tópico, ele linkava a um fórum chamado Terraria Brasil, no qual eu visitei e logo perdi o interesse por não saber usar direito um fórum e por não ter muito sobre o que falar lá, já que o joguinho não tinha lançado ainda.

No mesmo mês, houve o lançamento de Terraria e me animei bastante ao ver o trailer do jogo. Logo fui caçar uma versão pirata para jogar e viciei bastante. Foi aí que eu lembrei daquele fórum Terraria Brasil e resolvi acessá-lo.

Eu sou Henrique, também conhecido como Sonic_BR e sou o usuário mais antigo que ainda é ativo. Essa é a história da nossa comunidade...

Primeira Geração

Duração: Maio de 2011 até Março ~ Abril de 2012

O Ápice

A primeira geração foi o ápice da nossa comunidade. Foi nesse período que as primeiras atualizações do Terraria foram lançadas. Em 1° de Dezembro de 2011, saiu a grande atualização 1.1 que foi tão esperada que, após ser lançada, aumentou bastante o movimento do fórum e as vendas do game. Por mais que eu tenha criado uma conta dias após o fórum ter sido criado, não fui realmente ativo por vários e vários meses.

Os criadores originais do Terraria Brasil foram:

- O @Hiqui, que criou e administrava de forma geral o fórum.
- O nkr, que pagava o host e mexia com a parte técnica.
- O Thyrius, que moderava o fórum e os usuários.

O fórum era bastante movimentado, e até o final de Janeiro de 2012, haviam 3,123 tópicos e 46,572 mensagens postadas por em torno de 6,400 usuários. Havia também o blog que sempre tinha postagens feitas pelo Hiqui. Essa primeira geração foi marcada por usuários como o Cid14, MasterSaw, Hitman, KillerSpring, Kandrark, Nibbid, @xXAndréXx, @Cenoura, Fallen98, juniorcaco, Tamara3232, Tanthar, ramondarkdemon, Zica123, Zoraculus (@zora), otaviocv, nininho2000 e vários outros dos quais não me lembro agora. Foi também a melhor época relacionada à clãs, pois haviam vários clãs no fórum que continham servidores, travavam batalhas e eram, na opinião de alguns, as "panelinhas" do fórum. Alguns destes clãs eram os The Wizzards, ObsCure, Adamantium Warriors e vários outros. O primeiro clã que eu realmente participei foi o do Nibbid chamado de Dorgados. Se resumia a apenas colocar uma userbar na sua assinatura. Depois, fui para o The Wizzards e tempos depois, ObsCure. Os clãs eram divertidos, mesmo com várias intrigas e confusões, que logo eram contidas pelos moderadores. Eu comecei a ficar realmente ativo no fórum a partir da metade ~ fim dessa geração.

Eu ainda lembro como foi assistir a esse trailer na lan house, no período em que fiquei 4 meses sem internet. Foi fantástico, eu devo ter assistido 5 vezes esse trailer sempre pausando pra observar tudo antes do tempo na lan house acabar.

A Queda

Em fevereiro de 2012, o Redigit, criador do Terraria, anunciou que estaria desistindo do jogo para cuidar do seu filho, aprender mais sobre programação e alegou que o jogo seria cancelado. Foi uma bomba para todos os fãs nas comunidades internacionais e no Terraria Brasil não foi diferente.

Houve bastante discussão no fórum sobre esse assunto, uns xingando o Red, outros apoiando sua decisão e mais alguns se organizando para tentar mudar a cabeça dele. Com o passar dos primeiros meses de 2012, a comunidade ainda se mantinha firme, mas perdendo membros a cada dia que passava. O Hiqui tinha saído do fórum há um tempo, e staff do fórum estava indecisa sobre o que fazer pra manter o fórum ativo, foi aí que surgiu a ideia de mudar o assunto do fórum...

Segunda Geração

Duração: Abril de 2012 até Setembro de 2013

IndieZone

Com a perca de vários usuários ativos e movimento do fórum, a staff (que já não era mais a original) decidiu mudar o assunto do fórum de Terraria para jogos indie, que englobava não apenas o Terraria, mas o Minecraft, o Starbound (que eu falo mais à frente) e outros. Jogos indie são jogos desenvolvidos por pequenas empresas/desenvolvedores que tentam a sorte na indústria do vídeo game. Se não me engano, foi exatamente nessa época que o termo "jogo indie" começou a ganhar mais força e atenção, então não foi uma ideia ruim. Também foi nesta época que o Tiyuri, um dos spriters que trabalhava no Terraria, saiu da Re-Logic para desenvolver seu próprio jogo, o Starbound, que hoje é um concorrente direto à Terraria. Ainda nessa mesma geração, surgiu o Cube World, um joguinho muito promissor que era dito como o Terraria 3D, e teve até um fórum paralelo brasileiro de Cube World criado por membros ativos dessa segunda geração.

As mudanças não foram realmente bruscas, sendo apenas uma reorganização e a criação de categorias novas do fórum, além de algumas poucas mudanças visuais. Houve também a expansão do sistema de moedas no fórum (que se não me falha a memória, foi implementado antes do fim da primeira geração e era chamada de Dragon Coins), passando a ser chamada de IndieCoins. Com ela você poderia jogar na loteria do fórum, doar para usuários e era obtida através do simples ato de postar uma mensagem. Também era possível obtê-las pela aba Arcade, que continha mini-games nos quais quem faziam os melhores recordes ganhavam IndieCoins.

Até Setembro de 2013, havia em torno de 6 mil tópicos e quase 95 mil mensagens, além de pouco mais de 9,500 membros registrados.
Os tópicos da área Off-Topic eram os mais ativos do fórum e os usuários que ficaram do começo ao fim dessa geração continuaram acessando o fórum mais pelas amizades mesmo. Foi nessa geração que eu fiquei mais ativo ainda e foi nessa geração que surgiu os membros de mais longa data da comunidade, membros que estão ativos até hoje ou que ficaram, no mínimo, até a quarta geração, como o @Kaio, @Tsuro, @MegaZero13, Eduardo932 (@Skelozard), MasterRip (@Rip), brbrbrkin (@Berkin), @Mister_Porco, @Kandrark, @KillerSpring, GothicGIRL, Kitanie (@Katsuga), @bornato, @PoneyMan, LordShot (@Lord S.), Maccer (@Coral Fang), rickomax (@Sr.Lavor (rickomax)), @Rake, @DarkLord, @SteaMax, @daniel_Bx, @Tsuro, @Flesk, Tamara3232 (@Katsuga), @Shin-Chan, @Misterd909, Brian (@Nakheel), KyungDt, Dedular100, Swov (@Swov) e vários, vários outros. Houve também o surgimento da sala no RaidCall do fórum, onde teve muita conversa e interação dos membros, jogatinas, karaokê e outras coisas. É o período do qual eu mais me recordo. Haviam menos membros ativos, mas eram sempre os mesmos, assim criando várias amizades entre o pessoal.

Nessa época, os clãs já não eram tão ativos e os maiores que sobraram, que eu me lembre, foram os Immortal Warriors (antigos Adamantium Warriors) e a ObsCure. Não havia muita coisa pra se fazer, eram verdadeiras "panelas" mesmo das quais apenas tentavam extender um pouco a glória da Primeira Geração. Porém, as coisas no fórum começaram a se animar com os boatos de uma suposta nova atualização que traria de volta toda a glória do jogo e da comunidade, mas não passavam de rumores, até que então...

Terceira Geração

Duração: Setembro de 2013 até Abril de 2014

Rise and Shine

Tinha sido confirmado. Uma grande atualização estava por vir. Redigit tinha tido um hiato grande o suficiente, de Fevereiro de 2012 até Setembro de 2013, para descansar e desenvolver com o seu time uma nova atualização para o jogo. Todos os membros que ainda acessavam o fórum ficaram numa expectativa tão grande, mas tão grande que a staff (que estava igualmente animada) resolveu voltar o fórum a ser Terraria Brasil. Apesar desta ter sido a geração mais curta, foi muito animada e a glória da primeira geração parecia estar voltando.

As mudanças feitas no fórum não foram poucas. Visualmente falando, o @Megazero13 (que tinha se tornado uma espécie de novo nkr), deu uma repaginada bacana no fórum. As mudanças visuais deixaram o fórum muito mais tematizado com o jogo, além de organizar as categorias e dar mais destaque às que se tratavam de Terraria, mas sem jogar fora o conteúdo que foi gerado na segunda geração.

Em 01 de Outubro de 2013, a atualização 1.2 foi lançada e o fórum foi à loucura. Essa atualização trouxe vários membros da primeira geração e da segunda de volta à ativa, além de manter a comunidade ainda mais unida por mais algum tempo. Foi nesse período também que a sala no RaidCall do fórum voltou a ficar ativa.

O Fim

6 meses após a 1.2 ter sido lançada, o fórum já estava relativamente parado. O "hype" já tinha passado e voltamos à estaca zero. Os clãs não retornaram como foram na primeira geração, e mesmo com novos usuários acessando o fórum, o movimento ainda estava pouco. Isso aconteceu porque os usuários ativos dessa Terceira Geração estavam aqui desde a Primeira ou Segunda Geração; já estavam cansados e enjoados de Terraria. Apesar da atualização 1.2 ter sido um sucesso para o Terraria, o fórum não se expandiu tanto assim como esperávamos. Ficávamos ativos mais no RaidCall, jogando bem de vez em quando -- e quando jogávamos, muitas vezes não era Terraria.

No começo de Abril até a metade do mês o fórum veio caindo com frequência, ficando offline por horas e em alguns casos até dias. Muitos não se importaram tanto porque o fórum realmente estava parado, já tinham desistido do Terraria. A partir do dia 24, após uma série de problemas com o host (que ainda era pago pelo nkr), o Terraria Brasil morreu definitivamente. A instabilidade do host ao longo do mês diminuiu os acessos e  o nkr parou de pagar o host.

O fórum foi fechado e os poucos membros ativos que restavam ficaram tristes. A vida seguiu.

Quarta Geração

Duração: Julho de 2014 até Setembro de 2016

Reencarnação

Após alguns meses com um paradeiro total na comunidade brasileira de Terraria, os grupos sobre Terraria no Facebook ganharam força por conta do lançamento do jogo em várias plataformas como os smartphones e consoles, lançamentos esses que ocorreram na Segunda e Terceira Geração. Eu decidi que já estava bom, que era hora de recomeçar e juntar todos de volta, que era hora de voltar com a comunidade.

A primeira coisa que fiz foi procurar uma boa plataforma de fórum e acabei vindo parar aqui na Forumeiros. É uma plataforma grátis e tão boa que foi a primeira e única opção que considerei. Criei o fórum e fui desenvolvendo o tema e organizando tudo do zero. Como a base de dados antiga foi perdida, não havia mais nada a se fazer a não ser recomeçar das cinzas. Não procurei usar temas prontos, eu quis fazer tudo do meu jeito e foi dando certo! Apesar de ter tomado formas estranhas e até engraçadas no começo, eu comecei a dominar o HTML e CSS pra deixar o fórum do jeito que eu queria: bem tematizado com o jogo.

Nos primeiros meses não houve movimento algum no fórum. Poucos usuários queriam participar, mas com o tempo que foi passando, vários usuários novos foram aparecendo e uma nova user base foi sendo criada. Inclusive, até membros como o não tão lendário Zoraculus (@zora), que tinha desertado no começo da segunda geração após revelar seu segredo, tinha voltado.

Tutoriais foram sendo criados, dúvidas sobre o jogo foram sendo respondidas, tópicos off-topic foram sendo criados... E assim foi crescendo o novo fórum. Tudo isso enquanto eu melhorava mais e mais minhas habilidades de web design. Aprendi primeiro HTML, logo CSS junto e, com o tempo, JavaScript.

A medida que o fórum foi ganhando novos usuários, uma nova atualização foi sendo criada pela Re-Logic. A atualização 1.3, que prometeu finalizar definitivamente o jogo. A expectativa estava alta tanto para mim quanto para os novos membros. Diversos tópicos sobre spoilers liberados pelos desenvolvedores foram criados, até que, em 30 de Junho de 2015, a atualização foi liberada.

Com mais de 800 itens novos e diversas mecânicas e aprimoramentos no jogo, o Terraria está finalmente finalizado. Claro, isso não quer dizer que o Terraria deixará de ser atualizado, mas é bem improvável que haja alguma atualização tão grande como a 1.3, 1.2 ou 1.1. Após a 1.3, o fórum se tornou mais ativo de novo, com vários usuários novos e outros antigos. Tudo estava indo relativamente bem, até eu ser idiota e fazer uma decisão estúpida...

O Grande Hiato

Em um ato de "acho que vou fazer isso", eu fechei o fórum temporariamente em Outubro de 2015. Tudo isso porque eu estava insatisfeito demais e quis recomeçar todo o tema atual do fórum na época. Comecei a desenvolver tudo do zero de novo. Porém, eu aprendi tanto, mas aprendi tanto sobre web design (e JavaScript principalmente) que eu desviei do foco principal e não estava fazendo apenas um tema novo, mas sim uma plataforma nova. Eu estava transformando o fórum numa espécie de rede social diferenciada.

Chamei esse novo projeto de Mewyer Board e pensei, "vou fazer isto, esse é o novo Terraria Brasil". O maior erro que eu cometi foi ter fechado o fórum pra desenvolver esse projeto, mas a insatisfação comigo mesmo foi tanta que isso foi quase como uma punição à mim mesmo.

Após 5 dias doente por conta do zika vírus, voltei com o fórum (que já não era mais fórum) em 25 de Março de 2016. A repercussão foi boa e ao mesmo tempo ruim. O fórum perdeu 80% de seu potencial e organização à preço de um sistema novo que apesar de bonito e promissor, estava incompleto e um pouco desorganizado.

Após isto, eu fiquei com a pulga atrás da orelha sobre o próximo passo, sobre o que seria do Terraria Brasil a partir dali, até que outro problema surgiu: meu PC quebrou. No começo de Maio de 2016, a minha placa mãe deu problema. Fiquei 4 meses sem computador, o que provocou um grande período de abandono no Terraria Brasil sem nenhum usuário usando o site ou eu atualizando-o.

Após passar por esse segundo hiato, no dia 25 de Setembro de 2016 eu decidi mudar tudo e organizar as coisas.

Quinta Geração

Duração: Setembro - Outubro de 2016 até atualmente

De Volta às Origens

Agora, eu voltei com o fórum e removi o Mewyer Board. Eu não desisti do Mewyer Board, mas por agora será apenas um projeto paralelo e menos importante, apesar de ambicioso e promissor.

Além de ter voltado com o fórum, eu voltei melhor. Com todo o conhecimento de programação que adquiri desenvolvendo o Mewyer Board, eu pude portar todo o tema do fórum da Primeira Geração para esse fórum hosteado na Forumeiros. Não foi apenas copiar e colar, tive de desenvolver várias funções e toda a estrutura do primeiro fórum. Está sendo extremamente gratificante trabalhar neste novo projeto pra recuperar as raízes. O nome desse projeto atual é dyBB - Dynamic Bulletin Board, que era o nome inicial do Mewyer Board.

Com essa estrutura nova e eu finalmente na ativa, poderei preparar o fórum para o futuro e próximo lançamento do Terraria: Otherworld.

A comunidade não vai morrer até que a franquia Terraria seja de fato descontinuada, e isso eu garanto à vocês. Já temos 5 anos de existência e a minha expectativa é de que não vamos acabar tão cedo, não enquanto eu ser o administrador.

E você? Já participou do fórum há quanto tempo? Lembra de algo que te dê nostalgia?

Última edição por Henrique I. em Dom 19 Mar 2017, 00:10, editado 5 vez(es)

em Dom 16 Out 2016, 03:02
Ver perfil do usuário http://www.terrariabr.com
Re: História do Terraria BrasilResposta:#2
malditos ninjas cortadores de cebola...
ps: esqueceu de citar a aparição de novos usuários através do Razorpine,o servidor oficial do fórum :D

em Dom 16 Out 2016, 10:15
Ver perfil do usuário
Re: História do Terraria BrasilResposta:#3
[textão verder]>não tão lendário zora[/textão verder]

haha buddy eu sou a alma da tbr qual é

Última edição por zora em Dom 16 Out 2016, 12:52, editado 1 vez(es)

em Dom 16 Out 2016, 11:03
Ver perfil do usuário
Re: História do Terraria BrasilResposta:#4
Bacana. Conheci o fórum na atualização 1.0.6.1, através de um servidor global aí. Foi lá onde conheci alguns membros, incluindo o Bruno - Megazero13, que estava fazendo uma vila no céu. Eu sequer tinha zerado Terraria na época, nem havia lutado com algum boss, eu entrava no servidor só pela construção e por ser uma comunidade. A quantidade de membros ativos era bem grande e todo mundo se comunicava com frequência, era como um MMO privado. Saudades dessa época, eu era feliz e não sabia. Foi o primeiro fórum e o que mais acessei na vida, sem dúvidas.

E fiquei feliz demais quando consegui registrar o nome de usuário "Kaio", já que é o meu primeiro nome. Um username simples e fácil de lembrar que usei do início até o final. E eu não sou da época da IndieZone, eu vim bem antes, tipo uns 6 meses antes do(a) Zoraculus desaparecer.

em Dom 16 Out 2016, 11:07
Ver perfil do usuário
Re: História do Terraria BrasilResposta:#5
Bem massa esse tópico. Eu entrei aqui antes de ser indiezone, não lembro quando exatamente. Acho que a primeira lembrança que tenho do fórum é de um pessoal comentando sobre animes no hamachi e eu não entendendo absolutamente nada. Meu primeiro tópico foi um guia que roubei da internet, fez maior sucesso e ninguem nunca descobriu.
Lembrei agora também do clã que eu fiz, entrou um tanto de gente, depois de um mês de criação eu cansei e transferi tudo pro adamantium warriors.
esse forum eh topper

em Dom 16 Out 2016, 11:58
Ver perfil do usuário
Re: História do Terraria BrasilResposta:#6
Eu entrei aqui na semana que saiu a 1.1, mas não fiquei por muito tempo. Só voltei mais ou menos uma semana depois que o red anunciou que não ia ter mais updates.... bons tempos,lembro que tinha PVP e "Duelos" entre clãs.

em Dom 16 Out 2016, 12:52
Ver perfil do usuário
Re: História do Terraria BrasilResposta:#7
Com a insistência do @Kaio, entrei no IndieZone e joguei Terraria pela primeira vez, mas na época eu estava muito viciado no Team Fortress 2 e com isso eu dropei tudo em mais ou menos 3 dias, no qual me arrependo. E o unico post que fiz na IndieZone foi a apresentação. Depois de um tempo, voltei para o fórum na Quarta Geração (e fiquei até hoje) e voltei a jogar Terraria, dessa vez, viciei no jogo e comecei a jogar com o Kaio e @rockboybr (esse é outro que abandonou o fórum, porém continua no Terraria) formando um trio. Aos poucos fui fazendo amizade com o pessoal do fórum, apenas tive o azar de chegar quase no fim do fórum.

em Dom 16 Out 2016, 16:03
Ver perfil do usuário
Re: História do Terraria BrasilResposta:#8
como assim não há nada escrito sobre minha época de tirania e ditadura

em Dom 16 Out 2016, 16:51
Ver perfil do usuário
Re: História do Terraria BrasilResposta:#9
Comecei terraria em maio de 2011, na versão 1.0.2. Eu zerei com o meu irmão 2x e então eu só fui tocar denovo no jogo no fim de 2011, quando soube da 1.1
Eu tive um interesse, e então eu fui pesquisar algumas coisas e achei esse fórum. Eu ficava pesquisando ele em dezembro de 2011, quando em 01/01/2012 eu finalmente criei uma conta e comecei a ficar ativo

Algumas boas memórias que tenho são do batalha naval e do evento de halloween/natal de 2013

gostaria de adicionar que em começo de 2014 tudo que tinha era o rip e o maccer se macacando no RC

em Dom 16 Out 2016, 18:30
Ver perfil do usuário
Re: História do Terraria BrasilResposta:#10
@Coral Fang escreveu:como assim não há nada escrito sobre minha época de tirania e ditadura

Você é um ripoff do Dokazin, só que com o Zoraculus ao invés do Domo.

em Seg 17 Out 2016, 17:19
Ver perfil do usuário

Permissão deste fórum: